quarta-feira, 11 de junho de 2014

As melhores histórias de Doctor Who segundo a DWM

Na última edição da Doctor Who Magazine (#474), foram apresentados os resultados de uma pesquisa entre os fãs sobre os 50 anos anos da série, que levantou quais as melhores e piores histórias na opinião dos leitores. Confiram abaixo a lista com o top 10 das 241 histórias de Doctor Who feitas até agora:
  1. The Day of the Doctor (92.06%)
  2. Blink (91.87%)
  3. Genesis of the Daleks (91.60%)
  4. The Caves of Androzani (90.60%)
  5. City of Death (90.30%)
  6. The Talons of Weng-Chiang (90.15%)
  7. The Empty Child/The Doctor Dances (89.48%)
  8. Pyramids of Mars (88.26%)
  9. Human Nature/The Family of Blood (87.90%)
  10. Remembrance of the Daleks (87.88%)
Já as 10 piores histórias 'menos favoritas' são estas:
  1. The Space Museum (53.78%)
  2. The Rings of Akhaten (53.44%)
  3. The Dominators (50.32%)
  4. The Space Pirates (47.23%)
  5. Underworld (46.68%)
  6. Time-Flight (45.74%)
  7. Timelash (45.22%)
  8. Time and the Rani (45.09%)
  9. Fear Her (42.68%)
  10. The Twin Dilemma (40.18%)
Love and Monsters ficou em 220º

Outra pesquisa também foi feita para eleger o Doctor favorito, e admito que o resultado me surpreendeu: Tom Baker voltou ao topo, após um tempo com Tennant sendo o favorito, e não só isso, Matt Smith passou David Tennant para trás na preferência do público.
  1. Tom Baker (21.69%)
  2. Matt Smith (15.57%)
  3. David Tennant (15.49%)
  4. Patrick Troughton (12.09%)
  5. Jon Pertwee (8.72%)
  6. Peter Davison (6.11%)
  7. Sylvester McCoy (5.38%)
  8. Christopher Eccleston (4.39%)
  9. William Hartnell (4.04%)
  10. Paul McGann (3.31%)
  11. Colin Baker (2.52%)
  12. John Hurt (0.68%)
Pois é, pelo jeito o 4º Doctor realmente vai ficar firme e forte na preferência do público. Ou não? Vamos ver o que nos espera após a primeira temporada das sobrancelhas do Peter Capaldi.

Come at me bro!

Infelizmente não tive acesso à revista para saber quantos responderam, ou mesmo como se chegou a essa pontuação dos episódios, já que parece mais ser uma nota/aprovação do que uma lista de favoritos mesmo. Se alguém tiver a revista, por favor deixe um comentário falando sobre isso. :D

Para quem (como eu) não sabe de cor o nome dos arcos/histórias, vamos relembrar:


The Day of the Doctor


O especial de 50 anos ficou em primeiro lugar na lista, e não é de se admirar: transmissão mundial simultânea nos cinemas, 3 Doctors (um deles especial para o filme) e a explicação para o que aconteceu na Time War. Eu falei sobre o especial (e a minha ida ao cinema) neste post aqui. Dêem uma conferida.

Participação especial das sobrancelhas do novo Doctor

Blink (3ª Temporada Nova - 10º Doctor)


Ao menos por aqui, sempre vejo os fãs recomendando este episódio para quem não conhece a série começar a se interessar, então acaba não sendo uma total surpresa. É a história em que estreiam os Weeping Angels, que chegaram com estilo e uma história muito bem aceita. História de 1 episódio e tem Martha como copmanion. Curiosidade: assim como Love and Monsters da 2ª temporada, este foi um dos 'light episodes', episódios com menor participação do Doctor e da companion. Foi também o primeiro episódio dirigido por uma mulher desde The Mark of the Rani.

A protagonista do episódio (sou do contra, sem weeping angel aqui)

Genesis of the Daleks (12ª Temporada - 4º Doctor)


Primeira história que apresenta Davros, criador da raça Dalek, bem como Sarah Jane Smith e Harry Sullivan como companions. Nesta história, é possível ver como os Daleks intencionalmente lembram os nazistas. História formada por  episódios. Curiosidades: A TARDIS não aparece nesta história, evento que só aconteceu de novo em 2008 com Midnight, e é a única aparição de outros Kaleds além de Davros.


The Caves of Androzani (21ª Temporada - 5º/6º Doctor)


Último episódio regular do 5º Doctor (Peter Davison) e estréia de Colin Baker no papel. História formada por 4 episódios e contou com Peri como companion. Curiosidades: Teve Duna e O Fantasma da Ópera como influências, e somente 2 personagens além do recém chegado 6º Doctor não morreram: Peri e Timmin, que são os dois únicos personagens femininos do episódio.

“Feels different this time…”

City of Death (17ª Temporada - 4º Doctor)


História em 4 episódios e tem Romana como companion. Curiosidades: Foi durante esta história que a Marvel UK lançou a revista Doctor Who Weekly, que continua até hoje tendo mudado de nome para Doctor Who Magazine e Douglas Adams e Michael Hayes aparecem neste episódio. Além disso o termo Time Lady foi usado pela primeira vez e foi a primeira história do Doctor Who a ter cenas filmadas em outro país, neste caso: França.

Bonjour! Je suis le Médecin

The Talons of Weng-Chiang (14ª Temporada - 4º Doctor)


Última história desta temporada, foi apresentada em 6 partes e é a única história com a participação de dois personagens muito bem recebidos pelo público: Henry Gordon Jago e George Litefoot, que depois vieram a ganhar sua própria série de audio: Jago and Litefoot. A companion era Leela.

Jago e Litefoot

The Empty Child/The Doctor Dances (1ª Temporada Nova - 9º Doctor)


Não tenho dúvidas de que esta história marcou, ao menos quem começou Doctor Who pela série nova: tivemos um ar 'dark', uma criancinha bizarra do mal chamando pela mamãe e dando arrepios na gente, e a aparição do Cap. Jack Harness, que assim como Jago e Litefoot mencionados acima, ganhou uma série, mas de TV: Torchwood. É uma história em duas partes e com a eterna Rose como companion do motoqueiro 9º Doctor, e o próprio Harness que chegou a ser considerado como companion nesta história. Também rolou a disputinha para ver quem tinha a melhor tralha sônica, e aprendemos que banana é bom!

Mooooommmyyyyyyy

Pyramids of Mars (13ª Temporada - 4º Doctor)


Mais uma história do 4º Doctor, essa dividida em 4 partes e com Sarah Jane Smith como companion ajudando o Doctor a lutar contra múmias robôs na Inglaterra de 1911 (e em Marte).

Robôs enrolados em papel higiênico?

Human Nature/The Family of Blood (3ª Temporada Nova - 10º Doctor)


Esta história foi dividida em duas partes, e mostra o Doctor e Martha Jones fugindo da Família de Sangue. Para escapar, ele apaga dua própria memória e a guarda em um relógio, enquanto ambos passam a viver em 1913 como humanos normais da época. Eu particularmente gostei bastante desta história, pois mostra o Doctor tendo a possibilidade de continuar a vida como um humano comum e mortal, ao lado de uma mulher que se apaixonou por ele. Além da carga emocional deste romance interrompido, também temos o belíssimo final em que o Doctor aparece no futuro para o garotinho que ele conheceu na escola, agora já idoso e em uma cadeira de rodas, após sobreviver à guerra.





Remembrance of the Daleks (25ª Temporada - 7º Doctor)


História dividida em 4 episódios e com Ace como companion, se passa na Londres de 1963 e é notável por colocar um fim na piadinha de que os Daleks não podem subir escadas.

Oh crap, ELE TÁ SUBINDO!
Isso fez minha cabeça explodir!

E aí, quais as suas histórias e doutores favoritos? Comente!

4 comentários:

  1. Oi, Thiago!
    Fiz uma TAG e te indiquei pra responder, as perguntas já estão lá no blog =D
    Beijos,

    Mari Pacheco
    http://livrosenerds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigado pela lembrança. Vou ver se consigo ler o seu post todo amanhã e acho que no comecinho da semana que vem consigo postar \o/
      Obrigado pela lembrança e pela indicação

      Beijos,
      Thiago

      Excluir
  2. Oie Thiago =)

    Ah!! Sou um ET rs... acredita que eu nunca vi nada do Doctor Who?
    Nem é por falta de curiosidade e vontade e si por falta de tempo mesmo. Até por que a série é super longa e eu não sei de dá para pegar ela de agora ou se tenho que assistir desde o começo.

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, eu comecei a ver Doctor Who ano retrasado, se não me engano.
      É muito divertido, e se quiser, veja aos poucos. Vai começar a 8a temporada agora (da série nova), mas você pode ir com calma. Eu assistia nos intervalos de almoço do trabalho e tal. E nem precisa assistir a série antiga, pode ver só a nova que ela se sustenta sozinha.

      Beijos e um ótimo final de semana pra você também!

      Excluir