quarta-feira, 4 de junho de 2014

Assistindo Doctor Who clássico: The Daleks

Terminei de assistir a segunda história de Doctor Who: The Daleks. Foi um arco legal pois mostrou o primeiro encontro entre Doutor e Daleks. Ele é dividido em 7 episódios que foram ao ar de 21 de dezembro de 1963 a 1 de fevereiro de 1964.
Devido a um problema na TARDIS, o Doctor e seus companheiros acabam pousando num local desconhecido, mais precisamente, numa floresta petrificada. Explorando um pouco, eles encontram uma cidade futurística, O Doctor, então, afirma que eles tem que explorar essa cidade, o que eles não sabem é que no subsolo desta, vivem os Daleks, uma raça que sofreu mutações após uma guerra com os Thals
Este arco tem quase o dobro de tamanho que o primeiro: An Unearthly Child teve 4 episódios. Além do tamanho maior, este arco também teve uma trama mais elaborada do que o anterior, e apresentou os seres que viriam a se tornar os maiores inimigos do Doutor, os Daleks.



História

Sem querer o Doutor e suas companions vão parar em um planeta e tempo completamente desconhecidos. Não percebendo que os níveis de radiação na atmosfera estavam no máximo, o grupo sai desprotegido para explorar o local. Encontram uma floresta morta e petrificada, e nenhum sinal de vida, mas descobrem que há uma cidade no planeta. Enquanto discutem se irão ou não até a cidade, o Doutor diz que eles precisam ir até lá pois ele precisaria de mercúrio para fazer a TARDIS funcionar novamente. Acontece que isso foi uma mentira que acabou custando caro: na cidade Bárbara é capturada pelos até então desconhecidos Daleks. O grupo vai atrás dela e acaba sendo pego também e é aí que o plot começa a se desenrolar.

Durante a história conhecemos os Daleks e Thals junto com o Doutor, que até então não sabia da existência desses seres. Vemos o planeta Skaro e o dilema dos Thals, que não queriam mais ir à luta contra seus antigos inimigos. Mas por fim os Daleks são derrotados e o grupo se despede dos Thals, com o Doutor dizendo que iria visitar os seus netos para ver se eles conseguiram se reerguer e reconstruir sua sociedade. Claro que ao partir, a TARDIS dá problema de novo!



Considerações

O ritmo dos episódios em alguns momentos ainda é meio lento, principalmente para quem está indo da série nova para a clássica, e o fato dos heróis passarem boa parte do tempo presos não ajuda muito. Mas não é nada grave, e quem assiste filmes e séries antigas já está mais do que acostumado com esta outra visão. Além disso o valor que esta história tem para todo o universo e 'mitologia' do Doctor Who tornam este arco obrigatório para qualquer fã. Ver os Thals ainda vivos, e o Doutor ainda começando a conhecer os Daleks (que ainda não o temiam) é muito legal.


Curiosidades e Observações

  • O arco foi adaptado para um filme: Dr. Who and the Daleks lançado em 1965;
  • Os heróis conseguem abrir a estrutura de metal que os Daleks utilizam para se locomover, e Ian chega inclusive a entrar nela e a dirigir;
  • Esta é a única história que mostra os Daleks como dependentes de radiação para sobreviver. Este fato aparentemente foi ignorado por todo o resto da série;
  • Barbara e Ian comem bacon e ovos em forma de 'comida de astronauta': comida feita em uma máquina na qual você cria o sabor que quiser.

Para finalizar, SHADA ESTÁ EM PROMOÇÃO! Ele está em torno de R$18 tanto no Submarino quanto na Americanas, então aproveitem. Para mim, o frete da Americanas é menor, apenas R$4, então vale mais a pena.

4 comentários:

  1. Oi Thiago!
    Me conta esse babado fortíssimo: onde você conseguiu esses episódios?! HAHAHA. Alguns meses atrás vasculhei a web em todo canto e nada! Estou louca pra ver, principalmente durante esse hiato enorme da nova série, que tem a ~previsão~ de voltar só em outubro :(
    Doctor Who é a série que mais me mata do coração, porque cada troca de Doctor é uma tristeza. Odiei a escolha do novo Doctor e odeio mais ainda o Moffat! No começo também não fui muito com a cara do Matt Smith e depois acabei gostando, mas meu preferido mesmo é o David Tennant ♥
    Beijos,

    Mari Pacheco
    http://livrosenerds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Esses episódios tem no universowho.org :) Lá tem tudo da série clássica (exceto os episódios perdidos, claro).
      Se serve pra te alegrar, a série vai voltar no final de agosto o// então o hiato não vai ser tão longo assim.
      Não curtiu o Capaldi? Eu acho que ele pode ser um bom doctor. Claro que vai ser bem diferente do que a gente acostumou com o Tennant e o Smith, acho que ele vai ser mais parecido com os antigos, mas deve ser bom. Só espero que o Moffat não viaje tanto nas histórias. Ele costuma querer fazer tudo muito exagerado, e as vezes ferra um pouco com o que já existe da série.

      Beijos,
      Thiago

      Excluir
  2. Doctor Who: Me falta tempo pra começar o clássico, quero ver até o Quarto antes de ler Shada

    Ai, ta lindo esse retorno, os spoilers que o povo solta que ouve nas gravações ai <3
    Capaldi ainda tem que me conquistar, o Matt demorou mas conseguiu <3

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quero esperar até ver o 4o, pra então ler Shada. Acho que vai ser mais legal :)

      Esse retorno tá me deixando muito ansioso, haha. Acho que ele vai conquistar justamente por ser mais durão e sem intenção de conquistar.

      XD

      Excluir