quinta-feira, 5 de junho de 2014

Diário de Bordo: Perry Rhodan 46 - Projeto Aço Arcônida

Post um pouco mais curto, por que li este livro aos poucos, e já terminei de ler ele faz tempo, acho que um pouco mais de um mês.

Este volume foi, ao meu ver, um pouco mais lento e focado em estratégia do que os anteriores. Enquanto nos dois últimos, O Homem e o Monstro (44) e Aralon, o Centro de Epidemias (45), tivemos duas histórias com grande enfoque nas lutas e guerras, este mostrou os terranos tentando se infiltrar e sabotar a conferência que os Aras estavam realizando junto com Saltadores e Super-pesados. Não que isso seja ruim, já que algo que adoro em Perry Rhodan é justamente essa troca de ritmos e estilos de escrita, junto com o foco que troca de acordo com o ponto da história em que nos encontramos.

Informações

Ciclo: 1 - A Terceira Potência
Autor: Kurt Brand
Lançamento: 20/07/1962
Período da história:Outubro de 1984
Localização: Laros

A história da Terceira Potência em poucas palavras:

- O foguete Stardust alcança a Lua e Perry Rhodan descobre a nave exploradora dos arcônidas, que realizou um pouso de emergência (vol. 1).

- Instalação da Terceira Potência, contra a resistência das grandes potências terrenas e defesa contra tentativas de invasão extraterrena (vols. 2 a 9).

- Primeira intervenção da Terceira Potência nos acontecimentos galácticos. Perry Rhodan defronta-se com os tópsidas e procura solucionar o enigma galático (vols. 10 a 18).

- A Stardust-III descobre o planeta Peregrino, e Perry Rhodan alcança a imortalidade relativa (vol. 19).

- Perry Rhodan regressa à Terra e luta por Vênus (vols. 20 a 24).
- O Supercrânio ataca (vols. 25 a 27).

- Chegada dos saltadores, que pretendem eliminar a concorrência potencial da Terra no comércio galáctico (vols. 28 a 37).

- Primeiro contato de Perry Rhodan com Árcon e atuação como delegado do cérebro positrônico que exerce o governo no grupo estelar M-13 (vols. 38 a 42).

A missão Aralon, durante a qual Perry Rhodan esteve empenhado em obter o remédio contra a peste dos nonus, está concluída. Com isso, a atuação de Rhodan, sócio do cérebro robotizado de Árcon, deveria ter chegado ao fim, ainda mais que com a descoberta da conspiração e a prisão dos conspiradores não há mais nenhum perigo que ameace o Império.

Assim acredita Perry Rhodan, que pede férias ao Regente. Mas o Projeto Aço Arcônida, realizado por Perry Rhodan, pode ser tudo, menos férias...

= = = = = = = Personagens Principais: = = = = = = =

Perry Rhodan — Que pede férias ao Regente.

Reginald Bell — O melhor amigo e confidente de Perry Rhodan.

Gegul — Um inspetor-chefe dos aras, que comete um engano.

Keklos — Biólogo-chefe dos aras.

Talamon — Cuja vida foi salva por Perry Rhodan. Agora o superpesado terá oportunidade de retribuir de igual para igual.

Topthor — Chefe de um dos clãs dos superpesados, que fareja um bom negócio.

A história nos apresenta Perry Rhodan entrando em férias dos serviços prestados ao robô-regente de Árcon. Ele pediu férias, mas na verdade precisava cuidar dos Aras, que estavam entrando em contato com os saltadores e superpesados para dizimar o planeta Terra. Isso tudo foi possível por que Talamon, o superpesado que Rhodan poupou em um embate anterior, o avisa do conselho que os Aras haviam convocado, chantageando os saltadores para obter apoio contra Rhodan. Em troca, ganha uma proposta de Rhodan: várias toneladas do aço Árcon-T, utilizado em na construção de naves espaciais, em troca de seu apoio estratégico e militar.

Claro que a proposta atrai Talamon, que concorda em dar as informações sobre o conselho e ajudar a proteger a Terra caso ela venha a ser descoberta. Ao longo da história, mais uma vez Rhodan consegue jogar a galáxia contra os Aras: ao saber que o planeta Exsar foi intencionalmente infectado pelos Aras para punir os Saltadores daquele clã, que não queriam auxiliar os Aras, Rhodan envia Tifflor para lá, com o intuito de desmascará-los e enviar uma transmissão ao resto da galáxia os acusando. Para tentar desmentir a situação, os Aras 'se oferecem' para enviar milhares de médicos e toneladas de medicamentos para curar, de graça, os saltadores infectados pela epidemia.

Talamon faz uma proposta a Topthor, mas sem que ele suspeite que estaria ajudando quem tanto odeia: Perry Rhodan. Topthor, único mortal não-terrano a saber a posição da Terra fica extremamente interessado em ganhar dinheiro, é claro. Enquanto isso, os terranos tentam alterar os dados da Terra salvos na memória do computador da nave de Topthor, e Keklos possui um plano misterioso que vai colocando em execução aos poucos, ao passo que na Terra os compensadores estruturais começam a ser instalados nas naves. Também somos apresentados aos Bios, seres artificiais criados pelos Aras, e imunes aos poderes dos mutantes. O volume acaba com a nave de Bell e os mutantes sendo puxada de volta para a lua onde se realizava o conselho: a 8ª lua do planeta Gom.

3 comentários:

  1. Capinha bem pulp! Adoro isso. Parece uma leitura interessante. Me lembrou mesmo alguns dos episódios da primeira leva de twilight zone!

    Thiago, vc já pensou em unificar este seu blogue ao Me Gusta?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Perry Rhodan é MUITO legal! Tem pra baixar de graça na internet até a edição 500 (cada edição são 60 páginas). O primeiro arco da história vai até a 49, mas tem 'sub arcos' que fecham aventuras a cada poucas edições. Leia pelo menos as 3 ou 4 primeiras edições e depois me diga o que achou, caso tenha interesse :)
    Eu não estou com o link aqui, mas se você procurar no 4shared ou no google você deve encontrar pra baixar. O nome do primeiro arco é 'A Terceira Potência'.

    Então, quando eu criei esse blog, é por que eu tinha pensado se somente trocava o nome do (na época) Paixão por Gibis, mas fiquei com receio de misturar muita coisa em um blog só, entende?
    Não sei se no final das contas ia acabar afastando um pouco do público de cada canal, ou se ia ajudar a atrair ainda mais gente.
    O que você acha?

    Abraços e valeu a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não dou conferida agora pq já tô cheio de coisa para ler, filmes a ver etc..

      Sobre o blogue, não sei bem. É bem pessoal isso. No meu, misturo um monte de coisa (como vc bem sabe). Mas, depois, criei um só para postar coisas bem pessoais, autorais etc., pois era certo que o pessoal que anda no do Neófito não tá nem aí para poesias etc.. Ainda abri um pornográfico, para não ofender os colegas que andam no principal e, tb, para evitar problemas com o Google, em razão de censura.

      Mas, no seu caso, acho que tem tudo a ver: HQs, filmes, livros. Acho que dá para juntar TUDO num blogue só. Enquanto estiver na área de cultural pop, literatura etc., dá para manter num único sítio com conflito.

      Abraços!!!

      Excluir