terça-feira, 11 de março de 2014

Walt nos Bastidores de Mary Poppins (Saving Mr. Banks)

Este domingo foi dia de assistir um filme que eu estava esperando a algum tempinho: Saving Mr. Banks (Walt nos Bastidores de Mary Poppins). Para quem não sabe, é um filme que conta a história dos bastidores do filme Mary Poppins, lançado em 1964 pela Disney, estrelando Julie Andrews e Dick Van Dyke. Ainda vou fazer um post sobre Mary Poppins, mas por enquanto, ficamos com Saving Mr. Banks.


O filme mostra a dificuldade que Walt Disney teve para conseguir realizar este filme. Após 20 anos de insistência, a autora finalmente concorda em falar sobre um possível filme, mas insiste: não será um musical, não terá animações e nem o Dick van Dyke. Além disso, P. L. Travers não é nem um pouco fácil de lidar no dia-a-dia, não gosta de nada nem ninguém, e está sempre com um tremendo mal humor. Mas além da nem um pouco simpática senhora P. L. Travers, o filme também mostra uma garotinha, muitos anos antes, tendo problemas com um pai que amava, mas que infelizmente tinha problemas com o trabalho e a bebida, culminando com a chegada de sua tia, que promete consertar tudo.

Alguns fatos é claro foram omitidos ou levemente alterados, como em boa parte desse tipo de filme, mas ainda assim o filme consegue nos fazer conhecer melhor essa autora. Também é muito interessante saber um pouco sobre como essas negociações de personagens e franquias podem ser difíceis, ainda mais quando os personagens são da família como diz o próprio Disney. Isso tudo é bastante agravado pelo conhecido desgosto da autora por tudo o que Disney representa, ao menos na cabeça dela. Por sinal, a dupla Tom Hanks e Emma Thompson fizeram um ótimo trabalho nos mostrando esta dupla tão antagônica: o animado e disposto Walt Disney e a ranzinza e reclamona P. L. Travers.

Minha dica é: assista ao filme, e dê uma lida na wikipedia (e material linkado lá) sobre a autora e os livros. Se você ainda não assistiu ao filme Mary Poppins, então também já fica a dica.

)

Nota: após o término do filme são exibidos/tocados alguns trechos de gravações das reuniões da escritora com o pessoal dos Estúdios Disney. Vale a pena assistir também!


2 comentários:

  1. Oi Thiago!
    Te achei pelo vídeo de unboxing e vim aqui saber dos livros que você citou; você é tão mal que ainda não postou sobre eles e vai me deixar curiosa! Hahaha.
    Estou super curiosa sobre esse filme, já estava apostando alto desde que foi divulgado o elenco, adoro Tom Hanks e acho a Julie Andrews divina!
    O que mais me encantou na proposta do filme foi mostrar não só os bastidores de uma super adaptação literária como também a preocupação de um autor com a sua obra; coisa rara nos dias de hoje!! Minhas duas super decepções foram Percy Jackson (os filmes são pavorosos) e True Blood (que simplesmente pegou uma das minhas séries preferidas, As Crônicas de Sookie Stackhouse, da Charlaine Harris, e acabou com ela).
    Bonito ver que um autor preocupa-se com a sua obra. Com certeza prefiro a superproteção do que o desleixo... rsrs.
    Não vejo a hora de assistir!
    Bjos,

    Mari Pacheco
    http://livrosenerds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ahh, desculpa, realmente não deu tempo de postar mais aqui. Mas até amanhã sai a resenha do Mentiras Fatais!

    Quanto ao filme, é fantástico mesmo. Pode assistir que não vai se arrepender. E fiquei curioso com os livros da Mary Poppins, já que a grande crítica da autora foi que tiraram alguns aspectos da Poppins, como ela ser mais severa.
    Percy Jackson eu só vi o primeiro filme, e achei legal, só que eu não li o livro então... Quero ver se quando tiver férias faço uma 'Maratona Percy Jackson', hahaha.
    Também prefiro um pouco a superproteção. Deve ser muito ruim para o autor ver os seus personagens, criados com tanto carinho, completamente distorcidos.

    Beijos,
    Thiago

    ResponderExcluir