sexta-feira, 21 de março de 2014

Resenha: Death of a Gossip (Hamish Macbeth #1)


Informações do livro:

Título: Death of a Gossip
Autor: M. C. Beaton
Editora: Grand Central Publishing
Sinopse: When society widow and gossip columnist Lady Jane Winters joined the fishing class, she wasted no time in ruffling the feathers-or was it the fins?-of those around her. Among the victims of her sharp tongue and unladylike manner was Lochdubh Constable Hamish Macbeth. Yet not even Hamish thought someone would permanently silence Lady Jane's shrills-until her strangled body is fished out of the river. Now with the help of the lovely Priscilla Halburton-Smythe, Hamish must angle through the choppy waters of the tattler's life to find the murderer. But with a school of suspects who aren't ready to talk and dead women telling no tales, Hamish may be in over his head, for he knows that secrets are dangerous, knowledge is power, and killers usually do strike again.
Ainda no clima de Cozy Mysteries, li recentemente Death of a Gossip. Ele é o primeiro livro da série Hamish Macbeth e foi escrito pela autora M. C. Beaton (autora também da popular série Agatha Raisin). Foi publicado pela primeira vez em 1985, mas ganhou várias reedições ao longo dos anos, bem como inúmeras continuações, sendo o livro mais recente o Death of a Policeman, o número 30 da série publicado em 2014.

A série se passa em Lochdub, uma vila fictícia do norte da Escócia, e tem como protagonista o detetive Hamish Macbeth. Hamish é o mais velho entre seus três irmãos e três irmãs, sendo responsável por ajudar a família financeiramente. Ele é conhecido por sua preguiça, falta de ambição, ser folgado e por ocasionalmente praticar pesca ilegal de salmão, seja para ele, ou para dar de presente para alguém.

"I'll need to go through to the library and look at her cuttings," said Rory. "It might take a bit of time. I'll call you back"
"Och, no", said Hamish comfortably, "I am not paying for the call, so I'll just hold on and have a beer while you are looking."

Neste primeiro volume da série, somos apresentados um grupo de oito pessoas que vai a Lochdub para ter aulas de pesca com John e Heather Cartwright. No início acompanhamos o grupo em suas aulas, pescarias, bem como cafés da manhã e jantares. Conhecemos um pouco do passado de cada um, e vemos as relações que vão se formando entre eles: amizade, ódio e amor. No início, Hamish aparece pouco, recebendo mais enfoque apenas após o crime (que acredite, acontece quase na metade do livro).

Apesar de estranhar, gostei dessa ideia de apresentar bem os personagens que iriam se tornar suspeitos do crime, bem como a vítima em si. Deixou mais espaço para imaginarmos quem poderia ter cometido o assassinato. Também achei interessante que cada capítulo conta um dia: sete capítulos, sete dias. Claro, isso pode atrapalhar um pouco quem prefere capítulos mais curtos, mas como é uma leitura bem leve, dá pra parar no meio mesmo. E de qualquer forma, a história é curta e possui apenas umas 200 páginas. No caso, o livro possui 300, mas tem trechos de vários outros livros da série como bônus.

Além da história principal, também acompanhamos o amor escondido de Hamish por Priscilla Halburton-Smythe, filha de um poderoso figurão da cidade. O relacionamento dos dois parece sofrer de constantes altos e baixos, com esperanças e desilusões por parte de Hamish.

Não vou dizer que M. C. Beaton é uma grande escritora, mas aparentemente ela faz sucesso entre os fãs do gênero. Tanto que Agatha Raisin e Macbeth possuem uma enorme quantidade de livros, e continuam sendo relançados. O livro tem uma pitada de humor, romance e claro, investigação. Não é nenhuma leitura obrigatória, mas extremamente indicada tanto para quem já curte o gênero, como para quem não conhece.

Curiosidades:

3 comentários:

  1. Oi Thiago, tudo bem?

    Um fato preocupante: Não sou boa no inglês. Tem ele em português? Gostei muito da história da autora, eu passei a gostar dessa coisa de mistério/crime :)

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeentão. O problema é que o gênero não é muito popular por aqui. Nessa postagem ( http://gentlegeek.blogspot.com.br/2014/02/voce-sabe-o-que-e-cozy-mystery.html ) eu até comentei um pouco sobre isso. O livro não tem em português não, ao menos não em PT-BR, e não descobri nenhuma edição em PT-PT ou espanhol.
      Não é um inglês tão difícil. Se você sabe o básico, talvez até possa testar ler ele, e aproveitar para aprimorar um pouco a língua. Quando você domina o inglês, ao menos para leitura, vai acabar descobrindo ótimas séries policiais, de aventura, magia, romances, que nunca viu 'por essas bandas'.

      Como comentei no outro post, caso queira em português, tente a série 'O gato que'. Ela teve três livros publicados no Brasil. E tem os livros do Georges Simenon também. ;)

      Excluir
    2. Ahh, adicionei no post o link pro BookDepository, que tem frete grátis pro Brasil, e eu tenho usado ultimamente para livros e quadrinhos.

      Beijos

      Excluir