sexta-feira, 23 de maio de 2014

Casa de Segredos - Uma aventura apaixonante sobre o poder secreto dos livros


Informações do livro:

Título: Casa de Segredos
Série: Casa de Segredos / House of Secrets (#1)
Autor: Chris Columbus, Ned Vizzini
Editora: Galera Record
Páginas: 352
Skoob | Goodreads
Buscapé | Amazon | BookDepository (frete grátis)
Sinopse: Brendan, Eleanor e Cordelia Walker um dia tiveram tudo: uma bela casa em São Francisco, pais adoráveis e todo o tipo de bugiganga eletrônica que podiam desejar. Mas tudo mudou depois que o pai perdeu o emprego em um misterioso incidente. A família está em dificuldades e precisa se mudar. À primeira vista, a mansão Kristoff parece perfeita. Mas a casa que pertencia ao misterioso escritor Denver Kristoff é cheia de segredos, e os três irmãos vão parar em um lugar selvagem que parece se misturar ao terreno da casa. Guerreiros medievais patrulham as florestas, piratas fantasmagóricos rondam os mares e uma rainha sedenta por poder governa aquelas terras. À medida que desvendam o mistério, Bren, Délia e Eleanor vão descobrir o verdadeiro significado de lar e perceber que não apenas sua família — está mais para a humanidade — que está correndo perigo.



Este é um livro que me interessei muito assim que vi na internet. Topei com ele sem querer no skoob e como achei a capa legal, marquei pra dar uma olhada com mais calma outra hora. Depois vi alguns blogs comentando, e adorei tanto a sinopse, como os elogios que o livro estava recebendo. De tanto que foi a empolgação, ele pulou pra primeira posição na lista de leitura, e eu ia até comprar em livraria quando acabasse Copycat Killing, que eu estava lendo no momento. Mas então topei com uma promoção no submarino e ele acabou saindo por R$23 já com o frete. Não tive como não comprar.


O livro conta a história de três irmãos que se mudam junto com a família para uma mansão abandonada em São Francisco que pertencia a Denver Kristoff, um autor bem obscuro que aparentemente apenas Cordelia e mais uns viciados em leitura conheciam. Mal eles chegam lá, e conhecem Dahlia Kristoff, filha do antigo dono, que construiu a casa após um grande terremoto na cidade. Acontece que Dahlia é a Bruxa do Vento, e invade a casa logo na primeira noite em que a família está lá, deixando os pais desacordados, e mandando os três irmãos para dentro dos livros de Denver Kristoff. Claro que eles demoram um pouco para notar isso, e logo que descobrem, percebem que será muito importante descobrir em que livros eles estão presos. E isso tudo enquanto procuram pelo Livro dos Desejos, que dá um enorme poder ao dono, para entregar (ou não) à Bruxa do Vento.

Ao longo da história, vemos os irmãos sendo tentados pelo livro, um de cada vez. Ao ver o livro dos desejos, cada um demonstra o que guardava para si, o que mais queria naquele momento. São tentados a abrir o livro e conseguir, mesmo que à custa de seus irmãos. Também vemos o relacionamento deles com Will, o piloto da primeira guerra mundial que os acompanha nessa aventura, tentando ajudá-los a retornar ao mundo real e, por que não, ir junto com eles. Apesar de Will ser o único personagem de livro com uma grande participação em todo o desenrolar da história, e o único a se envolver de uma maneira mais profunda com Cordelia, Brendan e Eleonor, os outros personagens, bons ou maus, também são bem descritos e apresentam alguma importância para o desenrolar da história e o desenvolvimento dos protagonistas.

Somos apresentados a um mundo onde piratas e guerreiros medievais convivem, e parecem estar em uma disputa para ver quem é o mais sanguinário. Tanto o capitão dos piratas, como o líder dos guerreiros são extremamente violentos e cruéis, isso sem falar na rainha sedenta de poder. A leitura é fácil e nos deixa presos a uma história que ao mesmo tempo queremos terminar logo, e não queremos que acabe nunca. Os personagens nos cativam, nos fazem torcer por eles (ou contra eles) durante toda a narrativa. A ideia de os irmãos estarem presos dentro de um livro e convivendo, interagindo e por que não, se apaixonando por seus personagens, faz com que nós, leitores do 'mundo real' fiquemos apaixonados e encantados tanto com os personagens e o mundo real, como os fictícios.

Eu li este livro com uma empolgação juvenil que a um certo tempo não via. Claro que estive absolutamente compenetrado em leituras recentes, como por exemplo o livro Sangue em Viena. Mas talvez por ser um livro de Y.A. (jovens adultos) a empolgação acabou me lembrando dos bons tempos em que eram lançados os primeiros livros do Harry Potter, e que quando chegava um novo, eu só saía do sofá quando terminava ou precisava mesmo ir dormir.

O segundo livro: House of Secrets - Battle of the Beasts já foi lançado lá fora. Espero que chegue aqui no Brasil logo, e Cordelian, Brendan, Eleonor e Will ganharão vida novamente.

4 comentários:

  1. Gostei que tu relatou a maneira como o livro chegou ao teu conhecimento até tu adquirir por fim... sinal de que realmente blogs literários fazem sua parte quanto a nos aguçar ainda mais a curiosidade por obras que já despertaram a nossa atenção por algum motivo.
    Gostei da história, parece ser mesmo um enredo bem jovial. Não conhecia o livro. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Este livro é muito divertido e tem bastante aventura. Se você gosta de livros tipo Harry Potter, Percy Jackson, cai gostar desse :)

      Excluir
  2. Ainnnnnnnnnnnn eu quero ler muito esse livro, na verdade acompanho o lançamento dele desde que saiu lá fora, mas muita água rolou por debaixo da ponte e eu não pude ler. Daí uma amiga comprou e me emprestou e eu AINDA não consegui ler. Como pode????
    Mas pelo que você falou eu preciso ler, parece tão legal e divertido. Sou doidaaaaaa por livros desse estilo. *-*
    Quando eu ler vou voltar aqui trocar figurinhas com você!

    Bjks
    Sam
    Biblioteca Empoeirada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, e depois diga o que achou!
      Eu adorei, e é uma leitura rápida, até por ser para um público bem mais novo. Só cuidado, você pode se empolgar muito e não querer ir dormir enquanto não ler 'só mais um capítulo', haha

      Beijocas,
      Thiago

      Excluir