segunda-feira, 7 de abril de 2014

Diário de Bordo: Perry Rhodan 44 - O Homem e o Monstro

Bem vindos à uma nova coluna aqui no GentleGeek: Diário de Bordo. Aqui pretendo postar minhas leituras e resenhas da série Perry Rhodan, a maior série literária de ficção científica do mundo. Publicada semanalmente desde 1961, a série principal já conta com mais de 2700 volumes publicados, com uma média de 60 páginas cada um. Isto sem contar com as séries spin-offs e os Romances Planetários, livros com maior quantidade de páginas, que contam alguma aventura em paralelo. Desde 2011, a série também conta com Perry Rhodan NEO, um reboot contando uma versão atualizada e um pouco modificada da história original. Para saber mais sobre a série, confira a Wikipedia e continue seguindo o blog, pois pretendo fazer um post dedicado a apresentar a série a vocês.


Informações

Ciclo: 1 - A Terceira Potência
Autor: K. H. Scheer
Lançamento: 06/07/1962
Período da história: 1984
Localização: Moof VI
Personagens Principais: Rhodan, Gucky, Major Chaney, Admiral Vetron, Dr. Orson Certch, Trorth, Cap. Marcus Everson

A história da Terceira Potência em poucas palavras:
1971 — O foguete Stardust chega à Lua, e Perry Rhodan encontra a nave exploradora dos arcônidas, que realizou um pouso de emergência (vol. 1).
1972 — Criação da Terceira Potência, que enfrenta a resistência das grandes potências terrenas, e rechaça as tentativas de invasão vindas do espaço (vols. 2 a 9).
1975 — Primeira intervenção da Terceira Potência nos acontecimentos galácticos. Perry Rhodan defronta-se com os tópsidas e procura solucionar o mistério galáctico (vols. 10 a 18).
1976 — A Stardust-III descobre o planeta Peregrino, e Perry Rhodan alcança o dom da imortalidade relativa (vol. 19).
1980 — Perry Rhodan regressa à Terra e luta por Vênus (vols. 20 a 24).
1981 — Ataque do Supercrânio (vols. 25 a 27).
1982/1983 — Chegada dos saltadores, que pretendem eliminar a concorrência potencial da Terra (vols. 28 a 37).
1984 — Primeiro contato de Perry Rhodan com Árcon e sua nomeação como plenipotenciário do cérebro positrônico que exerce o governo do grupo estelar M-13 (vols. 38 a 43).
Quem quiser continuar a ser reconhecido como plenipotenciário do governante arcônida, não terá outra alternativa senão aceitar e executar as ordens do mesmo.
Perry Rhodan sabe disso, e seu psicólogo de robôs ainda o fortalece nessa convicção. E a ordem do cérebro positrônico diz que Rhodan deve dirigir-se ao planeta Moof onde se verifica o encontro entre O Homem e o Monstro...


Até agora, nesta parte do arco: Perry Rhodan vai a Árcon e rouba a primeira nave da categoria Universo assim que fica pronta. É a maior nave já construída até o momento e possui 1,5km de diâmetro. Após fugir, ele precisa convencer o robô governante do Império Arcônida de que pode ser um bom aliado. Ele acaba com uma revolta no planeta Zhalit, cujos responsáveis eram o Moofs, uma raça inteligente não-humanóide com tentáculos, poderes telepáticos e um baixo grau de poderes hipnóticos. Mas os Moofs não eram os verdadeiros responsáveis pela rebelião, eles estavam sendo controlados por outros seres, mas quem seriam?

Ao tentar investigar, Rhodan e sua equipe pousa em Honur, um planeta cujo pouso já foi proibido a dezenas de milhares de anos. Lá, eles são infectados por uma doença a qual chama de 'hipereuforia', passada através dos pêlos dos nônus, animais da fauna local. Acontece que esta doença é causada por um composto sintetizado pelos Aras, conhecidos como os médicos da galáxia, e agora é hora de Rhodan tentar descobrir se a doença que contagiou 700 de seus melhores homens e a rebelião em Zhalit estão conectados. Seriam os Aras responsáveis também pela rebelião?

Neste volume, Perry Rhodan chega ao planeta Moof VI na nave Titan, acompanhado pela nave Ganymed. Sua intenção é descobrir o envolvimento dos médicos da galáxia, os Aras, com a rebelião causada pelos Moofs no planeta Zalit, antes considerado um dos mais fiéis ao império. Mesmo tendo recebido um aviso telepático, Rhodan decide pousar com a Titan, que é cercada por milhares de Moofs, seres inteligentes que possuem o corpo em forma de medusa, além de serem telepatas e possuírem um pequeno grau de capacidade de sugestão/hipnose. A atmosfera em que esses 'monstros' vivem é proibitiva à vida humanóide, pois é rica em metano, e seus oceanos são formados por amônia. A gravidade de 2.8g e a pressão atmosférica extremamente elevada fazem com que o quadro seja ainda pior, e para completar, a nave é recebida em terra por um furacão com ventos de 400km/h, que infelizmente parecem ser comuns em Moof VI.

Após um conflito com os Moofs, que termina com a Titan dizimando todos os 'monstros' que estavam nas redondezas, a nave é também atacada por seres de origem não orgânica e com capacidade limitada de teleportação, seres que são chamados pelos humanos de cantores. Ao voltar ao espaço para ficar fora do alcance dos cantores, Rhodan é informado pela Ganymed que foi encontrada uma cúpula de metal, que certamente seria construção de seres humanóides. Ao chegar lá, a Titan acaba por destruir as armas e defesas da cúpula, e os homens entram na mesma. Acabam por descobrir que era um laboratório dos Aras, os 'médicos da galáxia'. Os Aras fogem, mas Perry Rhodan e sua equipe consegue prender alguns. Eles descobrem que os 'cantores' eram criados no laboratório, para serem utilizados como ferramentas por seres que tivessem alguma capacidade de telepatia, como por exemplo os Moofs.

Para completar, ao se comunicar com os moofs Perry Rhodan descobre que eles são extremamente dóceis e não possuem nenhum interesse de sequer sair do seu planeta, quanto menos tentar dominar o império, e que os moofs que estavam em Zhalit eram filhotes levados até lá pelos Aras, tão jovens que não faziam ideia de como seus 'poderes' estavam sendo usados. Ou seja: os seres humanóides que eram os verdadeiros monstros. Conhecidos como médicos da galáxia, utilizavam filhotes de moofs para criar uma rebelião contra o Império Arcônida, e também foram os responsáveis pela doença que afligiu 700 dos homens de Rhodan. Agora a aventura continua em Aralon, o Centro de Epidemias.

No próximo volume: Mesmo no encontro de homens que falam a mesma língua às vezes não se consegue evitar a ocorrência de enganos que levam a conflitos trágicos. É claro que, no primeiro encontro entre o homem e o monstro, a probabilidade da ocorrência de um conflito trágico é muito maior, já que este constitui um resultado natural do desconhecimento mútuo. De qualquer maneira, os homens que pousaram no planeta Moof tiveram de aceitar uma lição amarga.

Em Aralon, o Centro de Epidemias, a próxima aventura de Perry Rhodan acontece exatamente o contrário. Serão os terranos que darão uma lição aos aras.
Links: SKOOB, PerryPedia (em alemão)

8 comentários:

  1. Simplesmente um resumo fabuloso, vou ter de reler está edição por que esqueci muitos detalhes e o que vc escreveu me deu vontade de, até, reler todo o ciclo.
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Mas haja tempo para reler o ciclo, né?
      Valeu e volte sempre,
      Thiago

      Excluir
  2. Se me permite uma pequena correção, que em nada deprecia a resumo feito:
    - A nave titan que foi roubada por Rhodan é a primeira nave da classe Império, não da classe universo.
    - Mas, o que vale é que o resumo está realmente ótimo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei uma olhada na perrypedia, e realmente lá indicam a Titan como sendo classe Império. Porém, na versão brasileira, ao menos a que eu li, a Stardust III é da classe império, assim como as naves que Rhodan vê no planeta Árcon III. Conferi a edição que eu li, e lá está como sendo a Titan a primeira da classe Universo:
      http://www.4shared.com/office/Atc56ruQ/p039_-_mundo_dos_tres_planetas.html

      Não sei se foi um erro de tradução que foi mantido ao longo da série non Brasil, mas todas as referências que li até agora (nos livros) falam da Stardust III como sendo classe império.

      Obrigado pela dica mesmo assim, e que bom que gostou do resumo.
      Abraços

      Excluir
  3. Oie Thiago =)

    Confesso vergonhosamente que não conhecia a série, mas pelo seu resumo fiquei bastante curiosa. Gostei bastante da premissa. Vou me informar mais ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem gosta de ficção científica, é uma ótima pedida, até por que no 4shared você encontra até a edição 500 em portugues (em doc e epub) de graça.

      Beijos

      Excluir