terça-feira, 10 de março de 2015

Desafio do Oscar: The Broadway Melody (1929)

Então finalmente aqui está o post sobre o primeiro filme do Desafio do Oscar: The Broadway Melody (1929), que ganhou o prêmio de melhor filme. É um dos primeiros musicais feitos, e também foi indicado ao prêmio de melhor atriz (Bessie Love) e melhor diretor (Harry Beaumont).


As irmãs Queenie (Anita Page) e Hank (Bessie Love) são duas atrizes-dançarinas que saem de uma cidade do interior dos Estados Unidos para buscar o sonho do sucesso em Nova York. O também ator Eddie Kerns (Charles King) conta com a presença das irmãs em sua nova peça na Broadway, que lhes dará uma projeção na cena local. Entretanto, Eddie , Queenie, Hank e Jock Warriner (Kenneth Thomson), um membro da alta sociedade nova-iorquina, acabam se envolvendo em um complexo quadrado amoroso.
Como eu gosto de musicais E amo música antiga, esse filme foi um prato cheio pra mim. Além disso,  apenas de todos os seus problemas, os anos 20 e 30 tem todo um charme especial, e ver um filme da época nos ajuda a conhecer um pouco mais da cabeça das pessoas daquela época. Claro que por ser um filme tão antigo, pode nos causar um certo estranhamento a mentalidade das pessoas da época, e às vezes pode ser um pouco difícil distinguir o que seria uma característica comum das pessoas da época, algo de um personagem em específico, ou algo retratado daquela forma por que bem... é cinema, e esteriótipos sempre existem.



O melhor exemplo disso é como Queenie tem o seu talento elogiado, após uma cena da peça em que ela fica para no mastro de um navio apontando para o nada. Sim, isso mesmo. Sério. Acreditem em mim. To falando a verdade! Claro que neste exato momento lembramos que... 1929!

Pensamento da época, ou é o cinema fazendo uma crítica à sociedade?

Há quem diga que este é o pior filme a ter ganho o Oscar de Melhor Filme, mas além de discutível, também acho complicado julgar um filme de 1929 por padrões de hoje. Foi o filme de maior arrecadação no ano em que foi lançado, fez tanto sucesso que três outros filmes com o mesmo nome foram lançados durante a década seguinte, além de ter servido como base para um novo gênero de filmes. E mesmo assim, não é um consenso, me parece que quem faz mais críticas a esse filme é uma parte do grupo dos cinéfilos, tanto que vi mais resenhas indicando o filme do que não indicando.


De qualquer forma, é um bom filme, feito no comecinho do cinema falado, e que possui uma história interessante. Eu particularmente gostei dele como um todo, não é o filme mais memorável que eu já vi, mas certamente valeu o tempo que levei assistindo. Recomendo ele apenas para quem gosta de filmes antigos e de musicais, se esse for o seu caso, aproveite, se não, passe longe pois ele não é para você.


Ficha Técnica

Direção: Harry Beaumont
Produção: Harry Rapf e Irving Thalberg
Roteiro: Edmund Goulding e James Gleason
Fotografia: John Arnold
Música: Nacio Herb Brown

Elenco

Charles King … Eddie Kearns
Anita Page … Queenie Mahoney
Bessie Love … Hank Mahoney
Jed Prouty … Uncle Jed
Kenneth Thomson … Jock Warriner
Edward Dillon … Stage Manager
Mary Doran … Flo
Eddie Kane … Francis Zanfield
J. Emmett Beck … Babe Hatrick
Marshall Ruth … Stew, Mr. Zanfield’s assistant
Drew Demorest … Turpe, Costumer

Curiosidades

  • As músicas originais do filme foram compostas por Arthur Freed e Nacio Herb Brown. A canção clássica Give My Regards to Broadway, de George M. Cohan, também fez sua estréia neste filme.
  • O filme foi lançado pela Metro-Goldwyn-Mayer e foi o primeiro musical daquele estúdio, e o primeiro musical "falante"; nos trinta anos seguintes ao lançamento de The Broadway Melody, a MGM se tornaria conhecida mundialmente por seus musicais.
  • Uma versão "muda" do filme também foi lançada, já que muitas salas de cinemas ainda não possuíam o equipamento de som requerido para a exibição deste filme. Em algumas salas de cinemas de grandes cidades, o número Wedding of the Painted Doll foi exibido colorido (em technicolor) em duas cores.
  • O filme fez muito sucesso, e é considerado um dos melhores exemplos de musicais da antiga Hollywood. Obteve a maior arrecadação com venda de ingressos em 1929.
  • O filme se tornou tão popular, que três outros filmes com títulos similares (Broadway Melody of 1936, Broadway Melody of 1938 e Broadway Melody of 1940) foram lançados pela MGM. Apesar de que não eram sequências no estilo tradicional, todos os filmes apresentavam a mesma história de um grupo de pessoas estrelando uma peça musical de teatro.
  • O filme original também teve um remake, em 1940, chamado Two Girls on Broadway (Duas garotas na Broadway, em português).
  • Outro remake de The Broadway Melody estava planejado para ser filmado em 1942, com Gene Kelly e Eleanor Powell no elenco, mas a produção foi cancelada no último minuto.
  • Broadway Rhythm (Ritmo da Broadway), um musical de 1944 da MGM, era para ter sido intitulado como Broadway Melody of 1944.


Nenhum comentário:

Postar um comentário