O detetive típico destas histórias é amador, mulher, intuitivo, estudado e normalmente possui um trabalho que o mantém em constante contato com outros moradores da sua cidade ou região (bibliotecário, professor, dono/vendedor de loja, repórter). Já os criminosos, geralmente não são psicopatas ou serial killers, e sua prisão é feita sem violência. Usualmente são membros da comunidade e o crime é feito por ganância, inveja ou vingança. Nada disso é obrigatório, o importante é que seja uma leitura agradável, relaxante. Cozy em inglês significa relaxante.
Para quem imagina como seria um livro assim, basta pensar nos livros de Agatha Christie ou Georges Simenon, ambos autores publicados no Brasil, e bem conhecidos.
Parece violento, não? |
Podemos até dizer que Agatha Christie é a grande responsável pela base de fãs que o gênero possui. Os livros da Rainha do Crime são bem populares entre os fãs de histórias de detetive, e ao ir em busca de mais, os leitores acabam por cair neste mundo de detetives amadores, aposentados, velhinhas que tricotam ou adultos que são apaixonados por gatos.
Além de livros, o gêneros também possui filmes e seriados, como Miss Fisher's Murder Mysteries, os seriados antigos de Sherlock Holmes, assim como os seriados e filmes baseados em Miss Marple e Poirot.
Para mais informações sobre livros e seriados do estilo, sugiro os seguintes blogs e sites: Cozy-Mystery, Cozy-Mystery Blog, Cozy Mysteries Unlimited, Amazon Top 100 Cozy. Também recomendo entrar na comunidade no GoodReads.
Não sabia o que era e nunca tinha lido ou ouvido falar dessa expressão, ainda mais se tratando de livros da Agatha. Tenho alguns dela e li vários já, sempre muito bons. Interessante a informação :-)
ResponderExcluirEntão, os livros da personagem Miss Marple, da Agatha são nesse estilo.
ExcluirEu gosto bastante do gênero, pois é uma leitura bem descontraída E tem mistério.
Muito bom, pena que só em inglês. Se você quiser, posso te recomendar um ou outro, e você compra no bookdepository.com, que é bem barato (frete grátis pra cá). Bem, de qualquer maneira, vou fazer reviews de alguns livros do gênero aqui, aí quem sabe alguma hora você não se interessa por algum, né?
:)