terça-feira, 19 de agosto de 2014

Assistindo Doctor Who clássico #3: The Edge of Destruction

O terceiro arco de Doctor Who é The Edge of Destruction: dois episódios dentro da TARDIS, apenas com o Doctor e seus 3 acompanhantes. Parece que realmente estavam precisando economizar com cenário e atores, mas nem por isso o arco é ruim.



O arco é formado por dois episódios:
  1. The Edge of Destruction
  2. The Brink of Disaster
No primeiro episódio temos o grupo tentando descobrir o que aconteceu e se a TARDIS está com problema. Também vemos Bárbara e Ian agindo de maneira estranha em certos momentos.

No segundo eles começam a discutir e o Doctor acusa Barbara e Ian de estarem sabotando eles, enquanto Susan fica dividida entre Doctor e seus professores.

SPOILER (passe o mouse para mostrar)

O problema na TARDIS era apenas o 'botão de retorno rápido' que tinha ficado travado, fazendo com que a mesma retornasse a um determinado ponto a casa X segundos (acho que eram 15 segundos).


Tudo culpa de UM botão travado

Considerações


Mesmo sendo um arco claramente feito com o orçamento em mente, não é por isso que The Edge of Destruction seja ruim. Nele vemos um Doctor paranóico, que chega a ameaçar expulsar Barbara e Ian para fora da TARDIS. Também vemos uma TARDIS que não funciona direito, uma Susan assustada, e Barbara e Ian revoltados com a situação e com a suspeita do Doctor. Este episódio me lembra um pouco The Twilight Zone, que possui o foco na parte psicológica dos personagens.

Enfim, é um arco que pode ser aproveitado, mas apenas se você não se importar com a falta de personagens e o clima mais 'psicológico' da história.


Curiosidades


  • Este arco foi feito com 2 episódios pois a BBC tinha se comprimetido originalmente com 4 episódios de Doctor Who, que depois foram expandidos para 13. Com 2 episódios faltando para completar o prometido, e sérias restrições de orçamento, este arco foi a saída encontrada para completar a temporada. (Que acabou sendo expandida novamente até o arco Reign of Terror);
  • É nesta história que o Doctor percebe pela primeira vez que a TARDIS é (um pouco) consciente;
  • É o único arco completo com apenas o Doctor e seus companions, além de ser o arco com a menor quantidade de atores: apenas 4;
  • Também é o único arco em que a ação ocorre apenas dentro da TARDIS;
  • A história Amy's Choice se passa (tecnicamente) toda dentro da TARDIS, mas a ação em si ocorre na Terra, dentro dos sonhos.

2 comentários:

  1. Eu acabei de ler uma resenha sobre essa série. :o
    Eu nunca assisti, mas depois desses dois textos, eu acho que não tenho escolha. Tô doida pra saber mais sobre a série. rs
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, tem a série clássica e a nova. Assista a nova, mas já tenha em mente que os primeiros episódios são meio thrash, mas tanto a história como a produção melhoram MUITO ao longo do tempo.

      Beijo

      Excluir